quinta-feira, 26 de abril de 2012


Deputados Estaduais Debatem Incineração do lixo em Maringá nesta Quinta-Feira
Rubia Pimenta
A Comissão de Ecologia e Meio Ambiente estarão em Maringá nesta quinta-feira (26) para promover uma audiência pública sobre a tecnologia de incineração de lixo.           
O objetivo é discutir se o método é uma boa solução para o tratamento de resíduos sólidos. O debate acontece a partir das 8h30, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) em Maringá.
O pedido foi apresentado pela deputada Luciana Rafagnim (PT) e conta com o apoio do CREA. "O Conselho é parceiro na promoção do debate. Como detentores do conhecimento tecnológico, nossa classe não pode se omitir, por isso concordamos em abrigar a discussão", fala o gerente regional do CREA-PR, Hélio Xavier.
Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Luiz Eduardo Cheida, a discussão é emergencial. "Precisamos debater antes que surjam problemas maiores, já que o Estado não possui marcos legais nesta área", justifica.
                                                                                                Douglas Marçal
 O prefeito Silvio Barros foi um dos primeiros a falar na audiência

Segundo Cheida, neste primeiro momento a ideia é fazer um levantamento sobre as pretensões que as prefeituras apresentam para tratar a política de resíduos sólidos e o destino final da incineração. "Maringá será o ponto de partida para um mapeamento que queremos fazer em todo o Paraná. Depois de ouvir os prós e contras, a Assembleia Legislativa se posicionará sobre o assunto, inclusive com a elaboração de um projeto de lei para a regulamentação da atividade".
O tratamento dos resíduos sólidos é um dos principais desafios das
administrações municipais. Embora a Política Nacional de Recursos Sólidos dê prazo para os municípios implantarem aterros sanitários até 2014, 45% das cidades paranaenses ainda possuem lixões a céu aberto.
A audiência pública sobre incineração de lixo faz parte da programação que o deputado Cheida organizou para discutir propostas que serão levadas à Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece em junho no Rio de Janeiro. Ao todo estão previstas seis audiência públicas, além de uma série de reuniões em colégios da rede pública de ensino. Cheida é o representante da Assembleia Legislativa na Rio+20.
A audiência sobre a tecnologia da incineração do lixo deve contar com a presença de deputados e vereadores, além de representantes do CREA, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná, prefeitura, universidades e entidades locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário