quarta-feira, 2 de maio de 2012


Comandante da PM anuncia 240 vagas para policiais e bombeiros em Maringá

Elton Telles
Os jovens de Maringá e região que pretendem ingressar a carreira militar não precisam mais se deslocar à capital do Estado. O Comandante Geral da Polícia Militar Coronel Roberson Luiz Bondaruk anunciou oficialmente na tarde desta quarta-feira (2) as atividades da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (EsFAEP), recém-implantada em Maringá. O centro de ensino vai oferecer preparação técnica avançada para formação de bombeiros e policiais militares.
Trata-se da primeira unidade de ensino policial no interior do Paraná, que, a princípio, abriu 240 vagas. A Secretaria Estadual da Educação cedeu as instalações da antiga Escola Maria Balani Planas, localizada no jardim Novo Horizonte, para os cursos serem ministrados. Nessa primeira fase, a estrutura da EsFAEP contará com seis salas de aulas, auditório, refeitório, alojamentos e pátio de treinamento operacional. Atualmente, o local possui 21 mil m² de área física, mas com as reformas em andamentos, o imóvel será ampliado em mais 2,2 mil m².
A previsão da PM é que o espaço seja finalizado até julho, tendo a inauguração da escola agendada para o início de agosto. A partir da conclusão das obras, estimadas em R$ 2 milhões, a EsFAEP local vai oferecer outros cinco cursos de especialização para o soldado formado. "Maringá é uma região de desenvolvimento e foi a primeira cidade escolhida para o ensino policial ser desmembrado", comenta Bondaruk.
Além de contribuir na retenção de gastos dos candidatos, a abertura dessas escolas locais permite preparar o futuro soldado a atuar em uma região onde já possui experiência e conhecimento. O comandante geral ainda destaca que Maringá vai abrir portas para possibilidades de descentralização do ensino policial para outras regiões do Estado. "A nossa intenção é abrir mais dois ou três centros em Cascavel ou Foz de Iguaçu."
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), coronel Antonio Tadeu Rodrigues, acredita que a presença ostensiva de policiais militares na cidade tende a melhorar a qualidade de vida da população em termos de segurança pública. "A concentração de polícia preventiva vai inibir a ação de bandidos", diz.
A recente transferência de 30 bombeiros para atender exclusivamente o aeroporto foi um dos pontos abordados pelo ex-prefeito Silvio Barros (PP), que comentou "a necessidade de se fazer a reposição". O Comandante do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Tenente-coronel Claudio Zanlucas atenta para a mudança de categoria dos cabos e a série de benefícios. "Será mais prático para os novos alunos, eles não terão despesas com deslocamento e o melhor é que talvez a maioria vá prestar os serviços de socorro em Maringá."

ESTRUTURA
- 23,2 mil m² de área
- 6 salas de aula, auditório, refeitório, alojamentos, salas para capacitação em defesa pessoal e condicionamento físico, administração e pátrio de treinamento.
- Investimento: R$ 2 milhões
- Capacidade para formar 240 bombeiros e policiais militares
- 5 cursos (a partir de agosto)

FONTE: http://maringa.odiario.com/maringa/noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário