MEC
amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise
Reprovação é a mais alta desde
1999, segundo divulgou Inep nesta semana.
Projeto propõe adoção de disciplinas regionais e aumento de carga horária.
Projeto propõe adoção de disciplinas regionais e aumento de carga horária.
Neste ano, 1.660 escolas da rede pública aderiram
ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), criado em 2009 pelo Ministério da Educação com o objetivo de
reformular uma das mais problemáticas etapas do ensino. No total, segundo o
Ministério da Educação, o programa passou a atender 10% das escolas públicas
com ensino médio, o que representa uma adesão de 2.015 unidades nos 27 estados.
Em 2011, de acordo com dados do Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a taxa de reprovação no ensino
médio foi de 13,1%, o maior índice desde 1999. Além disso, 9,6% dos estudantes
neste ciclo abandonaram a escola - no primeiro ano do ensino médio, a taxa de
abandono foi de 11,8%. As taxas de reprovação e abandono no ensino fundamental
foram de 9,6% e 2,8% no mesmo período, respectivamente.
O Proemi é uma tentativa do governo de desatar o
grande “nó” da educação pública do país. Os problemas encontrados desde as
primeiras séries do ensino fundamental vão se acumulando ao longo dos anos e
transformam o ensino médio em um grande 'gargalo'. Com um extenso conteúdo
espremido em três anos letivos, o ensino médio apresenta alto índice de evasão
escolar, alunos acima da idade adequada na série e baixos índices de
proficiência em matérias básicas como português e matemática.
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